URGENTE: PF intercepta senador em Brasília a mando de Moraes
Até o momento, nem o STF nem o senador se manifestaram oficialmente sobre os desdobramentos da operação
Foto: Imagem em destaque |
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta segunda-feira (4), uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). O parlamentar foi abordado por agentes federais assim que desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília, após retornar de viagem aos Estados Unidos.
Segundo apuração, a ação inclui a imposição de medidas cautelares ao senador, como o uso de tornozeleira eletrônica e a entrega imediata de seus passaportes. A operação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap-DF).
A medida foi tomada após Do Val permanecer cerca de dez dias fora do país, mesmo com uma decisão judicial anterior determinando a retenção de seus documentos de viagem — o que levantou suspeitas de descumprimento de ordem judicial.
As ações fazem parte de uma investigação em andamento sobre a suposta participação do senador em episódios relacionados à crise institucional de 2022, incluindo alegadas tentativas de interferência nos Poderes da República.
Nos últimos dias, a defesa do parlamentar tentou antecipar-se, ingressando com pedido no STF para evitar uma possível prisão em seu retorno ao Brasil. Marcos do Val alegou que viajou acompanhado da filha e que sua ausência havia sido devidamente comunicada ao Senado no dia 7 de julho.
Até o momento, nem o STF nem o senador se manifestaram oficialmente sobre os desdobramentos da operação.